Gestora de ativos é cofundadora do Diversity Project Europe, que quer tornar o setor mais inclusivo

Lisboa, XX de agosto de 2023 – A Nordea Asset Management (NAM), uma líder mundial em investimentos sustentáveis e responsáveis, realinjou o Nordea 1 – Global Gender Diversity Fund para alargar o seu universo de investimento e centrar-se no engagement com as empresas. As alterações refletem-se na nova designação do fundo – Nordea 1 – Global Diversity Engagement Fund* – que estará disponível a partir do dia 31 de agosto de 2023.

A mudança ocorre ao mesmo tempo que a NAM anuncia a sua participação como cofundadora do Diversity Project Europe (DPE), uma iniciativa transfronteiriça entre empresas que visa abrir caminho a uma industria de gestão de ativos mais inclusiva em toda a Europa. As exigências da sociedade em relação à diversidade e inclusão (D&I) continuam a evoluir para além da representação de género, sendo que a divulgação de dados sobre a diversidade está a progredir continuamente e a revelar maior complexidade.

Julie Bech, gestora do Nordea 1 – Global Diversity Engagement Fund, refere que “expandir o foco de investimento deste fundo permite um âmbito mais alargado, o que se traduz num impacto mais amplo. A reorientação também nos permite colocar uma maior ênfase no engagement, a fim de impulsionar tanto os resultados como a mudança social”. A gestora acrescenta que “acelerar a adoção de práticas positivas de D&I pode desbloquear o valor a longo prazo, uma vez que é cada vez mais provável que o mercado recompense as empresas que exibem práticas sólidas de ESG”.

Os gestores de portfolio recorrerão à vasta experiência e conhecimentos da equipa de Investimento Responsável (RI) da NAM. Esta é uma equipa premiada** e uma das mais experiente deste género na Europe que tem vindo a apoiar o envolvimento temático, liderado por engagement temático em questões ESG por quase 15 anos. Em 2022, a equipa de RI da NAM realizou cerca de mil ações de engagement em todo o mundo.

Em resultado do alargamento do universo de investimento e do maior enfoque no engagement, o Nordea 1 – Global Diversity Engagement Fund será reclassificado enquanto produto ao abrigo do artigo 8.º do SFDR***, o que garante que nenhum candidato a uma mudança empresarial positiva será excluído desta consideração. No entanto, a Nordea Asset Management continua empenhada em manter uma percentagem mínima de 50% em investimentos sustentáveis.